[Let’s Share IT] Sou desenvolvedor. Realizo sonhos.
Postado em 3 de abril de 2019 #LetsShareIT

Por Alexandre Campos, Analista de Sistemas da Triad Systems.

 

 

Certo dia fui procurado pelo gerente de uma área de negócios de uma grande empresa. Ele me chamou para um bate papo informal. Começou a conversa me dizendo: “Eu tenho um sonho. Sonho com um sistema de informações gerenciais que me auxilie em minhas atividades diárias e nas decisões que preciso tomar. Hoje preciso reunir informações de várias fontes de dados, com grande dificuldade e nem sempre consistentes. Meu sonho é ter um único sistema, com os dados de forma centralizada.”

 

Essa abordagem me fez refletir um pouco sobre o papel do analista de sistemas. Somos realizadores de sonhos, mas não os nossos. Estamos sempre buscando realizar os desejos dos outros, dos nossos clientes, dos nossos usuários.

 

Realizamos esses sonhos como se fossem nossos. Colocamos nossa energia, conhecimento e nossa dedicação para, no fim, realizarmos os “sonhos” de outra pessoa, especialmente porque, ao vermos seus olhos brilharem, sentimos a recompensa de todo o nosso esforço.

 

Este é o nosso papel: ajudar nossos clientes a realizarem seus desejos. Não é tão simples quanto parece. O grande desafio nessa tarefa é atender de forma exata esse sonho, como se fôssemos o gênio da lâmpada. Diferente dos contos de fadas, não basta estalar os dedos, pois normalmente os pedidos não são tão simples.

 

Diferente de um amo que pede, por exemplo, muito dinheiro ao gênio da lâmpada e, PUF!, recebe na hora, a visão dessa mesma situação sob a ótica de um analista de sistemas é outra. Claro, bem mais detalhada e completa.

 

Imaginemos a cena. O amo diz: “Quero muito dinheiro.”. O analista, em contrapartida, retorna com: “Sim. Ok. Entendi. Muito dinheiro é quanto? 100 mil? 1 milhão? É relativo… E mais: é em Real ou em Dólar? Quer em espécie ou depositado na conta? Livre de impostos?”

 

Não existem estalares de dedos. Entretanto, com essas questões respondidas e atreladas ao nosso conhecimento técnico, asseguramos a entrega do desejo de nosso amo da forma mais perfeita e assertiva possível.

 

Esse foi apenas um pequeno exemplo para te fazer entender um pouquinho sobre como vemos os pedidos de nossos clientes.

 

Nós temos experiência em realizar sonhos que, claro, envolvem tecnologia. E nossa expertise pode, também, auxiliar para que essa realização seja mais assertiva, conduzindo o cliente para que seu sonho seja mais detalhado e específico. Assim como o gênio da lâmpada, realizamos sonhos e sentimos uma satisfação imensa ao entregar nas mãos de nossos clientes seus desejos realizados.

 

 

 

O propósito do Programa #LetsShareIT é dar voz aos talentos da Triad, possibilitando que cada um deles compartilhe parte de seu conhecimento, dentro do universo de TI, em formato de artigo opinativo. Let’s share IT!

voltar

Busca

Youtube

Siga nossas redes sociais