Grupo Simões na direção da Indústria 4.0
Postado em 9 de agosto de 2018 Notícias

Fábrica da Coca-Cola investe na automação do seu chão de fábrica

 

O Grupo Simões, fabricante da Coca-Cola e distribuidor dos produtos da Heineken Brasil, está implementando projeto para ser aderente ao  padrão Indústria 4.0. Com fábricas em Manaus, Belém e Porto Velho, o Grupo atende 42% do território nacional e tem como objetivo melhorar a performance das suas cinco linhas de produção que entregam 87 mil garrafas por hora.

 

Alessandra Aparecida Fragoso, gerente de engenharia e produtividade do Grupo Simões, esclarece que o projeto terá três fases: a primeira será de medição das linhas de produção, a segunda será de detecção automática de perdas no processo e a última será para apontamento automático da produção. “Hoje estamos implantando a primeira fase em Manaus e até o final de 2018 teremos implantado em Belém e Porto Velho também”.

 

Para o projeto o Grupo Simões selecionou dois parceiros tecnológicos: a francesa Schneider Electric Software para implantação do MES (Manufacturing Execution Systems), solução de conexão e automação industrial; e a brasileira Triad Systems, para a integração do MES com o ERP do Grupo Simões.

 

A primeira fase do projeto prevê o monitoramento online dos indicadores de desempenho e manutenção das linhas de envase, com base na coleta automática de informações, minimizando a necessidade de apontamento  manual e integrando o chão de fábrica com o ERP.

 

“Trabalhamos com linhas contínuas de produção em alta velocidade e precisamos entender as oscilações que ocorrem durante o processo.  Para isso estamos instalando sensores com temporizadores que farão as medições da performance dos equipamentos e mostrarão, em tempo real, todas as variações do processo de produção”, explica Alessandra.

 

Os gerentes de planta, de produção e, até mesmo o diretor do Grupo Simões, todos poderão acompanhar por monitores e interagir em tempo real, para solucionar problemas e melhorar o desempenho das fábricas.

 

Segundo Elcione Pinheiro, Gerente de Projeto da Triad Systems Manaus o projeto irá impulsionar a digitalização de todas as linhas de produção do Grupo Simões fornecendo eficiência operacional de ponta a ponta. “Após esse processo de automação industrial o Grupo Simões estará apto a aplicar soluções disruptivas utilizando tecnologias como BI (Business Inteligence), Machine Learning, Big Data e Analytics”, destaca Elcione.

 

 

A Triad Systems está atuando fortemente na Indústria 4.0 com as frentes de Automação, IIoT, Integração, Visão Computacional e muitas outras, todas bastante interessantes. O Grupo Simões é apenas um de muitos outros cases de sucesso no qual podemos apoiar o segmento de Manufatura. Se interessou? Entre em contato conosco para discutirmos sobre suas ideias e necessidades!

 

 

Na Imprensa

 

18-05-18 – ComputerWorld

18-05-18 – TI Inside

18-05-18 – IT Forum 365

voltar

Busca

Youtube

Siga nossas redes sociais